Canal Curta! busca projetos de produtoras fora do eixo RJ-SP

Canal Curta! busca projetos de produtoras fora do eixo RJ-SP

Temas relevantes, pesquisa aprofundada, espírito analítico, distanciamento crítico e estética apurada. Com esses cinco pilares em mente o canal Curta! convida produtoras com sede fora do eixo RJ-SP a apresentar novos projetos para pré-licenciamento pelo canal e financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

A grade do canal Curta! é focada em documentários e sua audiência é formada atualmente por cerca de 2 milhões de espectadores frequentes dos quais 56% têm nivel superior e outros 42% mestrado e doutorado.

A convocação visa a enriquecer o banco de projetos do canal para elaboração de uma nova proposta de programação, na linha Prodav 02 do FSA, viabilizada por recente suplementação de quase R$ 100 milhões específica para projetos de produtoras estabelecidas "fora do eixo" (nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo ou nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Os novos projetos se somarão aos já cadastrados no banco de oferecimentos ao canal, advindos de diversas rodadas de negócios regionais e de oferecimentos espontâneos de todo o país, sempre inscritos diretamente por suas produtoras no formulário eletrônico canalcurta.tv.br/envieseuprojeto.

A seleção dos projetos a serem pré-licenciados para estréia no Curta! é realizada por um coletivo interdisciplinar de curadores que tem entre seus membros nomes como Camila Lamha, Ana Paula Mansur, Marina Kezen, Barbara Louise Fredericio, Daniela Nigri, Bibiana se Sá e Eduardo Fradkin.

A coordenadora da curadoria do Curta!, Bibiana de Sá, explica os interesses: "Estamos em busca de telefilmes ou séries documentais que provoquem reflexão, gerem debate e lancem novos olhares sobre eventos, períodos e personagens expressivos da história do Brasil ou mundial, sejam vivos ou mortos. Buscamos também análises de questões urgentes do mundo contemporâneo, sem panfletarismo ou sectarismo, sempre abordados com distanciamento histórico-sociológico".

Embora as produtoras proponentes devam pertencer às regiões fora das UFs Rio e SP, os temas dos projetos não precisam ser regionais nem nacionais.

Os temas centrais da grade do canal Curta! são:
Segundas da Música – jazz, blues, instrumental e pop-cult;
Terças das Artes – artes cênicas, arquitetura e design;
Quartas do Metacinema – documentários sobre cinema;
Quintas do Pensamento – literatura, filosofia e sociologia;
Sextas da Sociedade – história política do Brasil e do mundo e sociedade.

No formulário de inscrição, além de todos os dados solicitados, o proponente deve cumprir os requisitos abaixo:
– No campo "Projeto proposto a partir de edital, 'pitching', rodada de negócio ou encontro em algum evento? Especificar qual.", responder com "PRODAV02Curta!2018".
– No campo "Links para filmografia do diretor, CV da equipe técnica e arquivos complementares.", incluir a maior quantidade possível de informações sobre os realizadores, a equipe, a filmografia anterior e a produção do projeto.

O prazo para envio dos projetos para o novo Prodav 02 vai até 16 de fevereiro de 2018.

Fonte

Postar um comentário

0 Comentários