SEGUNDA-FEIRA, 20 DE AGOSTO
O SOM DOS SINOS (2017) (71’)
INÉDITO e EXCLUSIVO
Apresentação: Amir Labaki
Horário: Segunda, dia 20, às 22h
Classificação: Livre
Direção: Marcia Mansur e Marina Thomé
Sinopse: O toque dos sinos e o ofício de sineiro – a pessoa responsável por soar as campanas – são tidos como patrimônios imateriais brasileiros desde 2009. A tradição de tocar as sinetas de bronze em suas mais variadas formas – há mais de 40 tipos de badalos com significados distintos – encontra no interior de Minas Gerais, local de fundamental importância para a história da religiosidade no Brasil, terra de igrejas barrocas e rococós consideradas verdadeiras obras de arte, um dos últimos abrigos seguros para manter esse milenar costume. As documentaristas Marcia Mansur e Marina Thomé viajam para nove cidades da área para identificar como esse hábito ainda influencia o estilo de vida e reforça o patrimônio cultural da região.
O documentário elucida como a população de cidades como São João del-Rei, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes lidam em tempos atuais com uma tradição tão antiga da igreja católica e explicam os detalhes desse costume. Os sinos das centenárias igrejas podem ser tocados de formas completamente diferentes de forma a anunciar ritos litúrgicos, mortes, tipos de missas, partos, incêndios e horários sacros. Mesmo em momentos de globalização e interconectividade a partir da Internet, jovens da área se esforçam para manter suas raízes e optam pela trajetória seminarista. A partir do toque da campana, é possível entender não apenas a comunicação pretendida, mas também a profundidade dos vínculos de uma cultura arreigada no interior do país.
TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO
ARÁBIA (2017) (84’)
Horário: Terça, dia 21, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: João Dumans e Affonso Uchôa
As primeiras cenas da película anunciam um prólogo da trama por vir, de ambiente completamente diferente do restante do filme. De início, o espectador conhece a história de
André (Murilo Caliari) é um adolescente de Ouro Preto responsável por cuidar de um irmão pequeno e de saúde frágil. O único auxílio disponível é de uma tia, enfermeira dos hospitais do local. Em um dia como qualquer outro, ela lhe pede para ir à casa de Cristiano (Aristides de Sousa), um funcionário de uma fábrica da área que acabara de se acidentar e buscar algumas roupas e materiais básicos do metalúrgico. Ao chegar na residência, no entanto, o jovem se depara com uma espécie de diário mantido pelo trabalhador ao longo dos anos e embarca nas memórias desse homem, até então, desconhecido.
QUARTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO
O DIABO A QUATRO (2004) (71’)
Horário: Quarta, dia 22, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Alice de Andrade
Rita de Cássia (Maria Flor), menina do interior, chega ao Rio de Janeiro para trabalhar como babá e ajudar a família distante. Empregada em um apartamento de Copacabana, a jovem conhece três figuras que mudarão sua vida: o surfista-playboy Paulo Roberto (Marcelo Faria), o cafetão Tim Mais (Márcio Libar) e o menino de rua Waldick (Netinho Alves). Pelo primeiro, ela se apaixona. Para o segundo, passa a trabalhar como prostituta. E acaba virando uma espécie de mãe postiça do terceiro. A trama traz ainda Regina (Marília Gabriela), a mãe de Paulo, uma madame envolvida sexualmente com entregadores de pizza e outros quebra-galhos; Senador Heitor Furtado (Ney Latorraca), o marido, envolvido com política e negócios escusos; Fúlvio Fontes (Evandro Mesquita), um apresentador de TV canastrão e aproveitador; e China (Jonathan Haagensen), o traficante pé-de-chinelo.
QUINTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO
CARTOLA - MÚSICA PARA OS OLHOS (2007) (88’)
Horário: Quinta, dia 23, às 13h30
Classificação: 14 anos
Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Sinopse: Através da linguagem documental - contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.
SEXTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO
SALVE GERAL (2009) (120’)
Horário: Sexta, dia 24, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Sergio Rezende
Sinopse: Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.
SÁBADO, 25 DE AGOSTO
CAMPO GRANDE (2016) (108’)
Horário: Sábado, dia 25, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Sandra Kogut
DOMINGO, 26 DE AGOSTO
EL AZOTE (2017) (89’)
INÉDITO E EXCLUSIVO
Horário: Domingo, dia 26, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: José Celestino Campusano
Sinopse: José Celestino Campusano tem como marca-registrada de suas obras o enfoque nas problemáticas cotidianas das classes populares da Argentina, seu país natal, com atenção especial a questões relacionadas à violência e ao sistema prisional. Em El Sacrificio de Nehuen Puyelli (2016), exibido na última temporada da faixa Cone Sul do Canal Brasil, o cineasta apresentou temas como intolerância e xenofobia em uma penitenciária de segurança mínima nos arredores de Bariloche. O diretor retorna ao turístico destino sul-americano, aos pés da Cordilheira dos Andes, para dar vida a um roteiro – também de sua autoria – sobre os muitos percalços pessoais e profissionais de um homem responsável por gerir um centro de reabilitação para menores infratores.
Vencedora do prêmio de melhor filme argentino no Festival de Mar del Plata (Argentina), a produção foca seu roteiro no cotidiano de Carlos (Kiran Sharbis), um ex-membro de uma banda de heavy metal que hoje trabalha como assistente social em um centro de reabilitação para delinquentes juvenis. Os meninos para lá mandados possuem um perfil similar; são advindos de famílias pobres e de lares disfuncionais, onde violência e drogas fazem parte da rotina, e apresentam comportamentos intempestivos e agressivos ao menor sinal de descontentamento. Apesar do visual hostil – ele está sempre vestido com uma jaqueta de couro preta – e do semblante constantemente fechado, o protagonista é o único a dar atenção aos meninos e trata de todos com paciência para evitar o “mal maior” da corrupta polícia da Patagônia.
Canal Brasil na rede
Site oficial: www.canalbrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/canal.brasil
Twitter: https://twitter.com/canalbrasil
Instagram: https://www.instagram.com/canalbrasil
Youtube: https://www.youtube.com/user/canalbrasiltv
Onde encontrar o Canal Brasil:
NET – canal 150
NET HD - canal 650
SKY – canal 513
Claro – canal 67
Oi e Via Cabo – canal 66
GVT – canal 103
Vivo TV DTH – 806
Vivo IPTV – 656
0 Comentários